quarta-feira, 25 de maio de 2016



RELATÓRIO



Nosso blog tem como objetivo, entender como o estudo da Literatura é abordado pelas novas tecnologias, e a circulação da literatura pela Internet, e redes sócias, queremos mostrar o valor da Literatura para uma sociedade.

O projeto fala sobre o trovadorismo, e as influencias dele em outros movimentos, e como suas características ainda hoje aparecem na arte (música, pintura e a dança, a Literatura).

Trabalhar com literatura e as novas tecnologias, foi muito produtivo e revelador, entendemos que por mais inovador que pareça o movimento literário, ele nada mais é, que, uma releitura de outras obras e outras épocas, o contato com o trovadorismo nos ajudou a compreender melhor a história da nossa própria língua, e verificamos que, com certeza a internet e as novas tecnologias são grandes aliadas no ensino, o interesse pode ser  muito maior, uma vez que a literatura é apresentada de forma inovadora e interativa.

Apresentamos a literatura com postagens de poemas, vídeos de cantigas trovadorescas, e também de outros movimentos que apresentavam características dessa época medieval, trabalhamos também com canções da atualidade entre letras e vídeos, e percebemos como as características do trovadorismo ainda estão fortemente presente na literatura .

Nosso objetivo foi alcançado, despertamos curiosidade tivemos comentários positivos, e com certeza aprendemos e ensinamos sobre a beleza da Literatura.




domingo, 22 de maio de 2016

COMENTÁRIOS...Janete Pereira

 A LITERATURA E AS NOVAS TECNOLOGIAS  


Verificando todos estes post´s, vejo a importância de estudar a literatura. Conhecendo melhor o trovadorismo, olho os movimentos recentes com outra ótica, reconhecendo que nada é novo, tudo é uma releitura do que já foi visto anteriormente, todos os autores ou reforçam as características do passado ou vão contra elas, por isso a grande importância de conhecermos mais e mais sobre o assunto.
Músicas recentes, que dizemos ser de sofrimento, tristeza por um amor que acabou, ou um amor que não aconteceu, são músicas que carregam as características do trovadorismo, as vezes mudando o eu-lirico, no caso da sofrência do Pablo, quem sofre é um homem, ele culpa sua amada, e termina seu relacionamento indo embora.


Assim como o nosso blog, vi que a literatura tem movimentado a internet, facilitando assim o aprendizado sobre a literatura, visitei vários outros blogs sobre o trovadorismo e sobre todos os outros movimentos literários.
Pessoas comentando e pesquisando sobre o assunto, assisti um vídeo no You Tube, onde alunos fizeram um trabalho de escola sobre o trovadorismo, também relacionando  o movimento com as musicas mais recentes, muito legal! 


sábado, 21 de maio de 2016


 A LITERATURA E AS NOVAS TECNOLOGIAS  

Trovadorismo a primeira manifestação literária, na época medieval, que influenciou muitas outras formas de literatura, seus traços são encontrados em manifestações seguintes, mesmo em músicas atuais podemos encontrar estas características.
O que hoje chamamos de músicas românticas, “Sofrências”, podem facilmente ser relacionadas com as cantigas trovadorescas, nossas canções carregam as características, deste movimento medieval.

             Meu Bem Querer (Djavan)

Meu bem-querer
É segredo, é sagrado
Está sacramentado
Em meu coração

Meu bem-querer
Tem um "quê" de pecado
Acariciado pela emoção
Meu bem-querer, meu encanto
Tô sofrendo tanto
Amor


E o que é o sofrer
Para mim que estou
Jurado pra morrer de amor?
                             

Esta música do Djavan poderia ser apresenta como uma cantiga de Amor, um amor secreto, sagrado, sofrido. Um amor não correspondido, Jurado pra morrer de amor.


         Por Enquanto (Cássia Heller)



Mudaram as estações 
nada mudou
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Tá tudo assim, tão diferente

Se lembra quando a gente 
chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre 
sem saber 
que o pra sempre 
sempre acaba

Mas nada vai conseguir mudar 
o que ficou
Quando penso em alguém 
só penso em você
E aí, então, estamos bem

Mesmo com tantos motivos 
pra deixar tudo como está
Nem desistir, nem tentar, 
agora tanto faz...
Estamos indo de volta pra casa

Mesmo com tantos motivos 
pra deixar tudo como está
Nem desistir, nem tentar, 
agora tanto faz...
Estamos indo de volta pra casa

Mudaram as estações, 
nada mudou
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Tá tudo assim, tão diferente

Se lembra quando a gente 
chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre 
sem saber 
que o pra sempre 
sempre acaba

Mas nada vai conseguir mudar 
o que ficou
Quando eu penso em alguém 
só penso em você
E aí, então, estamos bem

Mesmo com tantos motivos 
pra deixar tudo como está
Nem desistir, nem tentar, 
agora tanto faz...
estamos indo de volta pra casa


Esta música da Cássia Eller poderia ser apresenta como uma cantiga de amigo, onde é uma voz feminina que sofre pelo amor que se foi.
COMENTÁRIOS...Rosana Oliveira



 A LITERATURA E AS NOVAS TECNOLOGIAS  

Trazendo o trovadorismo Português para a literatura brasileira, mais precisamente para o gênero musical classificado como Embolada, que é um gênero que transita entre o improviso e a palavra ou frases pré – existentes.     Esse gênero surgiu no Nordeste e é constituído de métrica, rima e orações poéticas. Embolada é cantada em dupla onde o instrumento usado é o pandeiro. E o que consiste uma embolada?
     É quando uma dupla de emboladores duelam entre si, usando versos ofensivos, insultos e até palavrões. Onde um ofende e o outro responde a essa ofensa de uma forma rápida e bem bolada, caso não consiga responder, o ofensor ganha.
    No trovadorismo Português a embolada teria mais a ver com as cantigas de escarnio e maldizer, apesar dessas cantigas não ter direito a resposta por parte do ofendido.
  Para entendermos melhor como são realizadas as emboladas, abaixo tem uma apresentação com uma das duplas mais conhecidas que cantam esse gênero, Caju e Castanha.




Enfim, as novas tecnologias por meio das mídias sociais, permitem que conhecemos a origem de uma determinada Literatura e de outras formas de comunicação de um modo rápido, apenas usando um computador ou até mesmo um celular.